CONTROLE DE ESTOQUE: POR QUE ELE É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS?

controle-de-estoque

CONTROLE DE ESTOQUE: POR QUE ELE É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS?

O controle de estoque é fundamental para as empresas, apesar de ser irrelevante para muitos empresários. É por meio desse controle, que todas as operações do negócio conseguem ser executadas de acordo com a realidade das operações. Isso porque o estoque compõe o chamado capital de giro de uma empresa, já que representa o panorama do capital e da quantidade de mercadorias disponível para que a empresa se mantenha no mercado de atuação. Dessa forma, um sistema de controle de estoque é indispensável para a gestão de uma empresa.

A falta de controle de estoque pode prejudicar, além de todo o andamento das atividades, o poderio financeiro da empresa, uma vez que sem a sua atualização constante, o empresário corre o risco de perder vendas e superlotar o setor de estoque, o que também é um desperdício financeiro e operacional.

Por conta da alta relevância dessa gestão, separamos algumas motivações para que você comece a implementá-la em sua empresa. Confira:

A importância do controle de estoque

Um dos pontos mais importantes de uma gestão de estoque é ter o controle exato de quantos produtos existem no estoque, de acordo com a demanda dos clientes e das operações. É importantíssimo para um empresário e para todos os outros setores da empresa, como o financeiro, o marketing, o setor de vendas, entre outros, saber se o produto oferecido realmente está disponível no estoque para ser comercializado. Sem esse controle, a reputação da empresa pode ser seriamente afetada, abrindo mercado para a concorrência.

Além disso, controlar a rotatividade dos produtos e a quantidade mínima necessária para cada um deles, ajuda na tomada de decisão sobre a aquisição ou redução de aquisição de algum produto, e o momento certo para adquiri-los. Isso é possível com a realização de relatórios periódicos que permitirão essa análise.

Por meio desse controle de estoque, é possível evitar gastos desnecessários com a compra de produtos que não têm tanta saída como outros, e também saber o momento de investir na compra ou até mesmo em novas estratégias de venda para os produtos mais vendidos.

Organização dos produtos

Um controle de estoque, também permite que os produtos sejam constantemente distribuídos de maneira correta e separada por segmentos, a fim de facilitar a busca pelos mesmos, sem prejudicar o andamento da empresa. Além disso, uma organização e limpeza evitam que defeitos, furtos e quebras de produtos aconteçam sem que seja percebido por algum funcionário. Com isso, é possível garantir a qualidade do que é entregue para o cliente.

Melhoria na gestão financeira

Por ser um local onde o dinheiro da empresa está aplicado, todas as alterações, falhas, melhorias e gestão, geram impacto no financeiro da empresa. Por meio dos relatórios de entrada e saída de mercadorias, o setor financeiro pode analisar o aumento ou a redução das demandas internas e externas, mobilizando esforços para tal.

Organização em cadeia

Pela gestão desse setor, todos os demais conseguem administrar melhor todas as suas atividades. Além do setor de vendas, que está inteiramente ligado ao estoque, o de marketing, por exemplo, terá em mãos a informação que algum produto não está mais à venda, por exemplo, evitando campanhas irreais.

Conheça mais das nossas soluções de controle de estoque para de gestão empresarial de pequenas e médias empresas, acessando o site: (https://www.youtube.com/watch?v=rO6dYzv5YVU). Solicite também uma demonstração com um dos nossos consultores.

Comentários

Ainda não tem comentários.

Deixe uma resposta

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0