Será que eu sei como montar um planejamento estratégico ?

Como montar um planejamento estratégico ? Essa é a pergunta que você se fez ao chegar aqui, não é ? Muitas pessoas possuem o sonho de se tornar empreendedor e ter o seu próprio negócio. Sabemos que é um caminho bastante árduo e que possui uma série de desafios e adversidades. Com base nessa verdade, o aspirante a empreendedor se preocupa com tantas coisas como a abertura da empresa, a documentação contábil, os processos de compra com fornecedores, a infraestrutura do local, a divulgação … e outros infinitos pormenores que fazem parte dessa corrida rumo a um empreendimento de sucesso.

Tudo isso é muito importante e merece a devida atenção, mas o grande tropeço acontece logo depois que todas esses requisitos básicos já foram cumpridos … O jovem empreendedor não possui um planejamento estratégico … e sem isso, fatalmente ele não irá muito longe. Por isso, você precisa saber como montar um planejamento estratégico para o seu negócio.

Definindo estratégia …

Estratégia é um termo muito usado em vários segmentos profissionais. Desde grandes empresários de Wall Street a técnicos de futebol do time do bairro. Sim, a estratégia está presente em nosso meio quase o tempo todo. O conceito de estratégia remonta os séculos passados e está ligada a arte da guerra. Os grandes exércitos históricos sempre buscavam os melhores estrategistas antes de se lançarem em uma batalha. Estratégia significa estabelecer metas escalonáveis a curto, médio e longo prazo, que serão alcançadas através de ações específicas, prevendo situações futuras. Estratégia é diferente de tática. A tática é uma ferramenta utilizada para se executar a estratégia. A tática não prevê situações futuras e pode ser alterada a qualquer momento conforme a necessidade, diferente da estratégia que precisa ser mantida por um prazo maior. Empresas que mudam frequentemente a estratégia costumam se perder no meio do caminho.

Como disse Kasparov (2007) “planejamento sem ação é inútil, mas a ação sem planejamento é fatal”

Foco, Força e Fé

O primeiro passo de como montar um planejamento estratégico de sucesso é definir com clareza o que chamamos de identidade organizacional. A identidade organizacional é o que a sua empresa é, onde ela quer chegar e quais os valores que ela carrega.

como montar um planejamento estratégico - missao

Missão = Quem a empresa é, o que ela faz, e para quem ela faz.

Visão = Onde ela quer chegar e as inspirações e aspirações da empresa para chegar lá.

Valores = Princípios e crenças que a empresa carrega que auxiliam a execução da missão seguindo a direção da visão.

Tenha sempre muito bem definido esses três elementos, pois eles serão os balizadores da sua estratégia de sucesso. Uma boa dica é sempre transparecer isso para o seus clientes, seja no seu site, em um material impresso ou qualquer outro material de divulgação.

Defina Metas

Você já tem uma identidade organizacional, já sabe onde quer chegar e quais valores norteiam esse objetivo, agora é preciso traçar metas. Muita gente que está começando a traçar suas primeiras metas confundem as metas com a visão da empresa, e acabam criando metas que são quase inalcançáveis para a realidade da empresa. Metas são como as marcações de uma corrida, o objetivo é alcançar a linha de chegada, mas antes disso o corredor vai batendo pequenas metas de quilometragem. Trace metas atingíveis. Uma boa ferramenta para definição de metas de um planejamento estratégico de sucesso, é a ferramenta SMART. Veja como funciona :como montar um planejamento estratégico -smart

1. Específico: Seja sempre específico ao definir a meta. Nada de várias metas em uma.

2. Mensurável: Essa meta precisa ser medida. Ou seja, você precisa possuir indicadores que lhe tragam dados suficientes para mensurar o progresso do alcance da meta.

3. Alcançáveis: Uma meta precisa ser alcançável. Nada de “vamos deixar a meta aberta, e quando atingirmos a meta, nós dobramos a meta”. A meta precisa ser compatível com o momento de crescimento da empresa.

4. Relevante: Essa meta é realmente importante dentro do cronograma ? Defina claramente o nível de relevância dessa meta na lista de afazeres. Lembre-se que uma equipe sobrecarregada não rende tudo o que pode. Estabeleça o que realmente é relevante.

5. Baseados no tempo: Toda meta necessita de um prazo viável para ser alcançada. Defina com muito cuidado esse prazo para alcance da meta. Leve em conta a dificuldade da meta, o contexto externo que influencia o alcance da meta, e o número de colaboradores engajados no alcance dessa meta.

Hora da Ação

Agora que já temos as metas que precisam ser batidas, hora de colocar a mão na massa ! E essa etapa também exige um grau de planejamento. Nós vamos apresentar a metodologia 5W2H, que julgamos ser uma metodologia prática e de fácil execução para a maioria dos segmentos.como montar um planejamento estratégico- 5w2h

1- O quê? (What): É a tarefa que será executada (problema a ser solucionado).

2- Por quê? (Why): Qual o motivo ou necessidade da tarefa ser executada.

3- Como? (How): Como a ação deverá ser executada.

4- Quem? (Who): O colaborador que irá realizar a tarefa, podendo ser apenas uma pessoa, ou uma equipe no caso de maior complexidade da tarefa.

5- Quando? (When): Em quanto tempo essa tarefa deve ser realizada. É uma boa prática definir um prazo de início, meio (opcional) e fim da tarefa.

6- Onde? (Where): Retrata qual o local será executada a tarefa.

7- Quanto? (How much): Quanto irá custar realizar essa tarefa. Aqui deve ser definido o orçamento necessário para a tarefa e os custos.

Dados, dados e mais dados …

Por mais que você queira colocar a mão na massa nas tarefas operacionais, afinal, você é quem mais conhece do seu negócio e quem mais acredita nele, saiba que dentro de um planejamento estratégico de sucesso é impossível se esquivar dos dados e indicadores. Não existe boa gestão sem análise de dados ! Seja por meio de relatórios, pesquisas de mercado, planilhas de acompanhamento, ou quadro de tarefas. A análise dos dados é o espelho que reflete o sucesso ou fracasso da sua gestão e do seu planejamento. Nessas horas, um software de gestão comercial faz toda a diferença. Um software que possa te dar os devidos relatórios de vendas, financeiro, gestão de estoque, sem ter que ficar amontoando planilhas ou papéis.